Portal: Um ótimo jogo, com uma proposta melhor ainda.

Quando os estudantes da DigiPen mostraram seu projeto Narbacular Drop numa sala cheia de pessoas da Valve, eles provavelmente não esperavam que eles seriam não somente contratados, mas também dotados de um orçamento para expandir a idéia que eles tinham em algo especial como nós podemos ver em Portal. Ele faz você imaginar, é esperto, bem polido e apresentado com um toque de um humor mal, porém sutil, que se faz difícil não se divertir com a rápida brincadeira com a Aperture Laboratories. O problema é que é muito rápido. Os jogadores que querem que seu dinheiro valha cada centavo irão jogar tudo de novo e definitivamente checarão os desafios.

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O bolo pode ser uma mentira, mas a diversão não.

Portal é dotado de um conceito que é um pouco difícil de entrar na sua cabeça sem que você o veja em ação. A unica "arma" do jogo que você recebe é uma "pistola portal" que faz com que você possa atirar um "portal de entrada" com o botão direito e um "portal de saída" com o botão esquerdo. Quando ambos os portais forem lançados, você pode passar pela entrada e encontrar-se na saída. Passe pela saída e você estará de volta na entrada. Os portais podem ser atirados a qualquer distância, porém só em alguns tipos de superfícies, que criam uma atmosfera desafiadora. Você terá que descobrir como atravessar abismos, passando por cima de obstáculos dentre outras coisas. O truque é que você tem apenas uma entrada e uma saída, e algumas vezes você encontrará alguns quebra-cabeças para que você tenha que usar os portais corretamente, em alguns casos de forma rápida e frequente. O jogo fará você pensar qual portal você está atirando e a exata localização que ele precisar, e o tempo certo em que os portais precisam ser trocados.

A coisa divertida de de tantos desses quebra-cabeças é que você não é a única coisa que se move por esses portais. Os pesados blocos que lhe acompanham durante o jogo podem ser usados para derrubar os turrets, colocando um portal em cima do turret e outro em baixo do bloco. As esferas de energia (como aquelas encontradas em Half-Life 2) são usados com frequência, onde os jogadores têm prestar atenção no seu caminho e através de portais, ativar o interruptor. Há um uso muito engraçado de portais aqui, especialmente em todos os estranhos momentos que você se consegue se ver passando de um portal para o outro enquanto está entrando numa sala. É muito facil acontecer de você ficar passando rapidamente de um portal para outro ou colocar dois portais no corredor e ficar perseguindo seu proprio rabo. Muito bizarro.



A história é melhor não dizer(principalmente porque dizer qualquer coisa poderia dizer o que está por vir), mas é construído como uma pequena história de novela. É um pedaço de um grande quebra-cabeça em que, embora pequeno, certamente é divertido. Há alguns indícios aqui outros ali, insinuando o que você, uma velha mulher da Ásia, está fazendo no Aperture Labs e ainda mais pistas sobre a forma como tudo isto se relaciona com o universo de Half-Life.

Toda e qualquer informação que você irá receber vem de uma voz computadorizada. É essa voz que dá ao jogo alguma personalidade. Algumas das brincadeiras que ela faz são sem sentido e só são engraçadas para ela.

Mas não é só a voz de um computador que é tão divertida. O design de som, enquanto mínima, é grande. Turrets dizem coisas como "Eu não odeio você" depois de você quebrar eles. Há também uma coisa única e estranhamente satisfatória sobre a arma portal. Você não está atirando em ninguém ou necessariamente disparando uma arma que exige um som poderoso, mas esse som da arma é agradável e reconfortante por sua qualidade.



Enquando o jogo é curto, Portal não só termina com uma das melhores musicas finais já criadas. Depois da história está completa, novos desafios são liberados. Esses extras são 6 níveis que você já jogou. A diferença é que eles tem novos desafios. Você terá que ver se consegue completar os quebra-cabeças em um certo período de tempo, mínimo número de passos, ou usando apenas certo números de portais. Esses desafios são realmente interessantes porque eles fazem você considerar que você pode terminar o quebra-cabeça de diferentes maneiras. Você aprenderá que o caminho mais óbvio não é necessariamente o mais curto, que você irá queimar seus neoronios e pode se tornar obcessivo tentando pensar o melhor metodo possível.

Finalmente, esses mesmos 6 níveis vem no modo "advanced", que basicamente significa que eles foram re-trabalhados para ficarem mais difíceis. E eles são muito, muito mais difíceis. Não necessariamente por você ser capaz de passar pelos problemas (embora haja alguns bem difíceis) mas para a maior necessidade de coordenação e de tempo que não eram necessariamente um problema sem as alterações do nível. Aqui há muito mais mortes e mais frustração ainda, mas ainda há um sentimento de satisfação quando elas são completadas.



A idéia por trás de Portal acaba sendo mais brilhante do que o próprio Portal.
Independentemente disso, nós definitivamente nos divertimos bastante com o que existe.

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Review do jogo Portal feito pela IGN, traduzido e alterado por mim. :) É um jogo muito bom, recomendo a todos!
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